PAPAS, MUSEUS E MUITA RIQUEZA NUM PEQUENO PEDAÇO DE TERRA – VATICANO, ITÁLIA

SAM_0292Muitas pessoas talvez nem saibam, mas o Vaticano é o menor Estado independente do mundo com apenas 44 hectares encravado em Roma, o tamanho aproximado de 53 campos de futebol. Mas este pequeno pedaço de terra exerce um fascínio gigante no mundo católico simbolizado na figura de seu principal líder: o Papa. E é o Papa o principal motivo para a ida de muitos turistas ao Vaticano, mas não deve ser o único. Religiosidade à parte, lá ficam duas atrações imperdíveis: a Basílica de São Pedro e os Museus Vaticanos com a belíssima e famosa Capela Sistina. Mas antes, vamos falar mais um pouquinho do Papa.

Com viagem marcada para Roma, claro que fizemos questão de conhecer o Vaticano e conseguiSAM_0268mos comprar uma passagem saindo do Brasil chegando na capital italiana logo cedo num domingo, ou seja, daria tempo de ir ao Vaticano e assistir à Oração do Angelus [FOTOS] feita pelo Papa Francisco. O Angelus é uma prece que relembra o momento da Anunciação feita pelo Anjo Gabriel à Maria na concepção de Cristo. O Papa dá as boas vindas à multidão, que toma a Praça São Pedro, com uma homilia ao meio-dia e termina com a oração do Angelus. Se você quiser ter uma ideia de como é, basta ver o vídeo abaixo feito na hora em que o Papa Francisco estava pronunciando a oração do Angelus:

DSC03675Se esse for o seu caso, reserve outro dia para voltar ao Vaticano e visitar as outras atrações do lugar. Uma delas é a Basílica de São Pedro [FOTOS]. Uma imponente construção do século XVI e que levou mais de 100 anos para ficar pronta. É um dos locais cristãos mais visitados no mundo com 23.000 metros quadrados e uma cúpula adornada por 340 estátuas de santos, mártires e anjos. Patrimônio Mundial da Humanidade, seu interior é lindo e sob o altar se encontra o túmulo de São Pedro, um dos apóstolos de Cristo, fundador da Igreja Cristã em Roma e tido como seu primeiro Papa. Na cripta estão os túmulos dos Papas e não deixe de visitar, também, a cúpula da Basílica de onde se tem uma bela vista da Praça São Pedro. Quem quiser ter uma ideia de como é o interior da Basílica, basta ver o vídeo abaixo:

Um fato curioso fica por conta da Guarda Suíça Pontifícia. Aqueles soldadinhos vestidosDSC03673 com aquela farda colorida. Essa é guarda responsável pela segurança do Papa desde 1506 e é composta somente por homens com no mínimo 1,74m de altura, católicos, com diploma universitário ou de ensino médio, têm entre 19 e 30 anos, devem ter treino militar no exército suíço e são celibatários (exceto os oficiais). Essa relação com a Suíça é devido ao período anterior à origem da guarda onde era formada por soldados mercenários suíços e foram os nobres suíços que atenderam a um pedido formal de proteção feito pelo Papa Júlio II em 1503 que deu origem à guarda atual.  Ah, o design do uniforme é atribuído à Michelangelo!!!

SAM_0427Católicos ou não, ninguém pode negar que a Igreja foi uma das instituições mais poderosas do mundo desde os primórdios dos tempos. Basta ler um pouco sobre a Idade Média e logo irá perceber que ela era praticamente onipresente. E séculos de domínio e acumulação de riquezas estão presentes hoje nos Museus Vaticanos [FOTOS]. Um conglomerado de museus que abrigam riquíssimas coleções de artes e antiguidades acumuladas pelos inúmeros Papas ao longo do tempo. A sensação que tive era que estava – claro que guardadas as devidas proporções – dentro de um mini Louvre com inúmeras seções e galerias com temas diversos. São aproximadamente 08 museus dentro do complexo. Visitar todos pode ser cansativo. Se quiser pode focar em uma parte que mais interesse, mas o “grand finale” sempre é a famosa e belíssima Capela Sistina. E por falar em Capela Sistina, infelizmente fotos não eram permitidas. Até acho a proibição razoável porque viraria um caos já que uma multidão atravessa o local, mas se você quiser conhecer a capela por dentro, existe um site oficial que permite um tour virtual. Basta clicar nesse link: http://www.vatican.va/various/cappelle/sistina_vr/index.html.

E uma dica preciosa: compre os ingressos pela internet com antecedência. Se você deixar para comprá-los na hora que for aos museus vai enfrentar uma fila interminável!!! Basta acessar este link: http://www.museivaticani.va/

Esse post foi publicado em Vaticano e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s