SIENA, ITÁLIA: UMA CIDADE MEDIEVAL QUE MANTÉM SUA GRANDIOSIDADE

Palazzo Pubblico com a Torre del Mangia

Palazzo Pubblico com a Torre del Mangia

A Idade Média sempre me fascinou e viajar pela Toscana é viajar pela Idade Média. E uma das principais cidades da Toscana é Siena que fascina por suas ruelas estreitas – assim como várias outras cidades medievais italiana -, fascina por sua praça principal – a Piazza del Campo é uma das maiores praças medievais da Europa e abriga o Palazzo Pubblico -, mas fascina principalmente pelo Duomo e o seu belíssimo piso de mármore colorido.

DSC05379Construído no século XII, o Duomo [FOTOS] é uma das maiores catedrais da Itália e abriga diversos tesouros como, por exemplo, esculturas de Donatello e Michelangelo. Possui um teto abobadado pintado como um céu estrelado e é sustentado por pilastras com listras de mármore. O piso, como já mencionei, é todo de mármore decorado. Se quiser ter uma ideia de como é o seu interior, basta ver o vídeo abaixo:

Mas é na Piazza del Campo que a cidade se mostra viva. Multidões de turistas visitam o Palazzo Pubblico – onde mantém funcionando a prefeitura da cidade – para conhecer o Museu Cívico e aproveitam para subir a Torre del Mangia de 102  metros de altura construída no século XIV. Após subir seus 505 degraus, o visitante é premiado com uma bela vista da Piazza del Campos e da cidade de Siena. Ficou com vontade de ver ? Então dá uma olhada no vídeo abaixo:

Diversos restaurantes margeiam a praça que também é cenário para o Palio de Siena. O Palio é uma das principais festas da Toscana e acontece sempre em julho e agosto. A principal atração é a corrida de cavalos sem sela na Piazza del Campo – uma tradição desde 1.283. Para conhecer um pouco das ruas da cidade, da Piazza del Campo e da Torre del Mangia bem como da bela vista do alto, basta olhar as fotos aqui [FOTOS]!!!

Existem outras atrações na cidade, mas normalmente viajantes com pouco tempo se DSC05815concentram nestas três já citadas: a Piazza del Campo, o Palazzo Pubblico com a Torre del Mangia e o Duomo, mas eu arrumaria um pouco mais de tempo para visitar uma atração perto de cidade: Monteriggioni. MONTERIGGIONI [FOTOS] é uma joia medieval. Construída no século XIII como fortaleza de proteção de Siena contra as invasões de Florença – antiga rival da Idade Média – ela foi definida por Dante Alighieri em O Inferno como “a cidadela arredonda coroada por torres”. São as 14 torres na muralha que conferiram este “apelido” à cidadela. O interior é bem pequeno e pitoresco e a sensação de se viver 800 anos atrás é incrível. Para quem gosta, qualquer semelhança com um dos cenários do game Assassin´s Creed não é mera coincidência.

Esse post foi publicado em Monteriggioni, Siena e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s